Lançamento do EDITAL PPGECO/IERI/UFU Nº 1/2022: saiba como se inscrever

Confira o passo a passo simplificado para a inscrição no processo seletivo de Doutorado Acadêmico do PPGE.
por Portal PPGE IE
Publicado: 21/04/2022 - 11:25
Última modificação: 16/05/2022 - 11:43
Veja como se inscrever em apenas 3 passos

O Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE-UFU) torna público o Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção para ingresso no Curso de Doutorado Acadêmico, turma 2022/2 - aluno regular. Ao todo serão ofertadas 10 vagas, dentre as quais 7 destinam-se à ampla concorrência, 2 à pretos/as, pardo/as e indígenas, e 1 à pessoas com deficiência. As inscrições deverão ser enviadas exclusivamente por email, entre os dias 16 de maio e 13 de junho de 2022. Todo o processo é gratuito e online.

O Edital completo com as informações e instruções pertinentes ao processo seletivo está disponível na Secretaria, no endereço eletrônico do PPGE-UFU (www.ppge.ieri.ufu.br) e pelo e-mail selecaoppge@ie.ufu.br.

Confira abaixo o passo a passo simplificado para a inscrição:

Passo 1
Primeiro, será preciso juntar os seguintes documentos:

Ficha de inscrição (disponível no anexo IV do Edital) devidamente preenchida, assinada e digitalizada;
Documento de identificação válido e com foto (cópia simples e legível);
Diploma de graduação e mestrado, ou atestado/certidão de conclusão emitida pelo órgão competente (cópia simples e legível), ou em caso de não conclusão do curso, declaração emitida pela instituição de ensino de origem de que até o dia anterior à matrícula no PPGE terá concluído o curso e colado grau oficialmente, no caso
da Graduação (cópia simples e legível);
Curriculum Vitae (preferencialmente gerado na Plataforma Lattes  e acompanhado de cópias simples dos documentos comprobatórios, na mesma ordem de citação);
Documento oficial da Coordenação do Exame ANPEC, devendo atestar a realização de algum exame entre 2015 e 2021 (Exames ANPEC 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022), com as respectivas notas.
*Você quer concorrer na modalidade de cotas? Consulte o Edital para procedimentos e documentações adicionais.

Passo 2
Projeto de pesquisa: sem a identificação de autoria, com no máximo 15 páginas.

Observação: A documentação supracitada deverá ser enviada, dentro do prazo estipulado, em 2 arquivos em formato PDF em um único e-mail (tamanho máximo do arquivo: 20MB). Nesses termos, o primeiro arquivo deverá conter todos os documentos exigidos, exceto o Projeto de Pesquisa, enquanto o segundo arquivo deverá conter somente o Projeto de Pesquisa.

Passo 3
Para finalizar, basta enviar os dois PDFs para o email selecaoppge@ie.ufu.br, preenchendo "Seleção Doutorado PPGE-UFU 2022/02" no campo assunto, e informando a quantidade de páginas dos arquivos enviados no corpo do e-mail. (Caso seja enviada mais de uma mensagem com os documentos eletrônicos, será considerada a mensagem mais recente, desde que ainda esteja dentro do prazo de inscrição.)

*Existe a possibilidade de concessão de bolsas de estudos?
Sim. Há grande possibilidade. Mas, dadas as incertezas diversas, a alocação da bolsa só é garantida no ato do cadastro na agência de fomento.

Pronto, sua inscrição foi realizada! Mas tenha sempre em mente que estas postagens são apenas dicas para a inscrição. Vale a pena consultar o Edital do Processo de Seleção, que é o documento oficial, e conferir se você realmente incluiu toda a documentação exigida.

Tópicos: