Prof. Fábio Henrique Bittes Terra (Questões da teoria pós-keynesiana: as origens da incerteza e a noção de desenvolvimento)

por Portal PPGE IE
Publicado: 04/06/2021 - 15:02
Última modificação: 04/06/2021 - 15:02

Este projeto tem dois objetivos, ambos circunscritos à tentativa de se avançar a teoria pós-keynesiana: por um lado, intenta-se pesquisar as origens da incerteza para Keynes. Principalmente baseando-se em Tratado da Probabilidade (Keynes, 1921), procura-se mostrar que a incerteza, elemento de fundamental para a tradição pós-keynesiana – e, inclusive, para toda a ciência econômica – é uma decorrência da epistemologia keynesiana e não um pressuposto teórico ad hoc. Por outro lado, o segundo objetivo deste projeto é alcançar uma noção do que seria o desenvolvimento para Keynes. Embora seja reconhecido como um propositor de políticas econômicas para a estabilização automática dos ciclos econômicos, a teoria pós-keynesiana pouco resgatou nos escritos de Keynes alguma concepção sobre o fim a ser alcançado por sua teoria econômica além dos eminentemente econômicos, quais sejam, o pleno emprego e uma equitativa distribuição de renda. Porém, uma revisão prévia de Keynes mostra que autor pretendia o desenvolvimento como compreendendo muito mais do que fins seus econômicos. Tanto a incerteza quanto o desenvolvimento são temas relevantes à ciência econômica como um todo. Todas as correntes relevantes academicamente abarcam ambos os objetos em seus modelos teóricos, a incerteza como condição inexorável do comportamento econômico de agentes, empresas e governos e o desenvolvimento como ponto de chegada almejado para os sistemas econômico e social. Na teoria pós-keynesiana, então, isso não é diferente e assim justifica-se a relevância da pesquisa aqui proposta. Por fim, o método de procedimento da pesquisa será, principalmente, revisão bibliográfica, enquanto que a fonte primária de dados serão os Collected Writings of John Maynard Keynes além de livros e artigos de proeminentes autores da tradição Keynesiana.

Vigência: 05/04/2018 - 05/04/2021

Grupos de Pesquisa: