Núcleo de Estudos Rurais

por Portal PPGE IERI
Publicado: 01/03/2018 - 12:13
Última modificação: 17/09/2018 - 16:14

O Núcleo de Estudos Rurais (NERU) é composto por professores e pesquisadores do IERI, realizando pesquisas nas áreas: economia rural e agroindustrial; desenvolvimento territorial rural e segurança alimentar; questões ambientais relacionadas ao meio rural, agricultura familiar e políticas públicas para o mundo rural. O NERU vem obtendo financiamento de suas pesquisas por meio de agências de fomento, como o CNPq, CAPES e FAPEMIG, além de organismos internacionais, como é o caso da FAO e Comissão Europeia.

O NERU vem atuando, ainda, de maneira intensa, em associações científicas, com destaque para Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (Eco-Eco). Em seus eventos anuais os membros do Núcleo vêm atuando intensamente com a publicação de seus trabalhos acadêmicos, resultado de pesquisas, dissertações e teses.

A produção científica do NERU vem sendo divulgada, ainda, em periódicos, anais de congresso e livros acadêmicos. Atuam, também, os seus membros, como consultores, em instâncias governamentais para a formulação e avaliação de políticas públicas. Parte de seus membros atua no PPGE-UFU, oferecendo disciplinas e orientando alunos.